5 destinos menos turísticos a não perder em Portugal

Praias cheias, zonas muito turísticas…é o que acontece sempre naqueles lugares que ninguém quer perder. Mas às vezes apetece fugir da multidão. Estar sempre rodeado de tanta gente pode ser constrangedor.

A momondo desafiou-me desta vez sobre destinos alternativos, lugares menos frequentados no nosso país. Nem sempre pensamos nisso mas sim ainda dá para passear ou ir de férias em cidades mais tranquilas.

Então onde ir por exemplo, na região de Trás-os-Montes, terra da minha família, que seja atrativo ?

Trás-os-Montes tem mais de um lugar encantador. É onde se respira ar puro e admira-se uma paisagem fora do comum. Só pelo nome dá para entender que situa-se no meio de montes ou até mesmo “trás dos montes”. Também é onde se vê muita viticultura, pois o Douro é isso mesmo. Há muitas aldeias vazias que se tornam muito movimentadas na época do verão com todos os emigrantes de volta para aproveitar as férias.

Aqui vão as minhas sugestões:

  1. Mirando do Douro, não pode perder a região do Douro ! As arribas desse lugar são mesmo impressionantes.
  2. Pinhão, classificada pela UNESCO como património cultural da Humanidade e conhecida pelo seu comboio histórico. O melhor é fazer um cruzeiro no Douro porque aí vai ver a lindeza mesmo do sítio.
  3. Vila Real, capital da região; a Sé, a Câmara Municipal…basta só caminhar pela cidade para ver o quanto é bonita. Recomendo ainda o Palácio de Mateus, vale a pena tanto por fora como por dentro.
  4. Mirandela, uma verdadeira cidade de charme, o centro tem muita coisinha linda e ainda pode andar de gaivota no rio Tua !
  5. Praia do Azibo (Macedo de Cavaleiros), é uma praia fluvial onde, apesar de não ser mar, dá para mergulhar. É bastante sossegado e é uma boa opção no verão.

Também há muitas festas na época estival e algumas se destacam apesar de serem aldeias pequenas. Como a romaria em honra de Nossa Senhora dos Aflitos em Pegarinhos (no concelho de Alijó, distrito de Vila Real), por exemplo. Todos os anos decorre no último domingo de Agosto uma festa grandiosa. De quarta à segunda-feira, é muita música, baile, diversão, e uma grande procissão e arraial no domingo. Ninguém até agora viu um fogo de artifício maior do que aquele e essa festa tem fama por lá. Além disso, os arqueólogos já encontraram relíquias da época romana na aldeia. Se quiser saber mais pode ver essa paginá ou esta.

Não hesite em pesquisar tudo para a sua próxima viagem através destes links: Voos, Hotéis, Carros

Boa viagem !

#owtravelers #admomondo

Advertisements