Alentejo

 

O Alentejo, no centro-sul de Portugal, é mais rural, com campos e muito carvalho, e uma temperatura que costuma ser mais alta do que no resto do país no verão. Na costa, chamada Costa Vicentina, tem que ver as belas paisagens e praias !

Aqui está uma sugestão de um roteiro para visitar a região começando pela costa, caminhando em pequenas cidades e praias e terminando no interior do Alentejo, em cerca de uma semana.

 

This slideshow requires JavaScript.


 

Tróia (Grândola), a península do distrito de Setúbal parecido com um pequeno paraíso com suas dunas de areia visíveis no meio do oceano, atraiu até famosos como Madonna recentemente. Terá uma bela vista do parque natural da Arrábida e, se gosta de luxo, também pode desfrutar de hotéis, casino, golfe…à sua disposição. Escolha uma das 3 praias (Comporta, Tróia-Galé, Tróia-Mar) e contemple a paisagem ! Com um pouco de sorte, até verá golfinhos nadando.

Tempo de viagem: 1h40 de Lisboa

Coordenadas GPS N 38°29’3,6″ O 8°54’14,13″

 

Porto Covo (Silves),se está a procura de um lugar calmo e tranquilo, estende-se na praia da Samoqueira e/ou volte para Buizinhos (5min de carro) e faça um pequeno passeio para ver a ilha chamada Ilha do Pessegueiro.

Tempo: Aprox.1h

Coordenadas GPS N 37°51’11.807″ O 8°45’32.871″

 

Vila Nova de Milfontes (Odemira), dê uma volta e aproveite a praia do Malhão (10min da cidade) ou Furnas (15min)

Tempo: Aprox. 10min

Coordenadas GPS N 37°45’27.4” O 8°46’12.529″

 

Zambujeira do Mar (Odemira), mais e mais paisagens lindas ! Ao ir lá, pode parar na praia de Nossa Senhora, que vale a pena dar uma vista de olhas (a 15 minutos da praia das Furnas) e depois ver a praia da cidade, impressionante !

Tempo: Aprox. 30min

Coordenadas GPS N 37°33’27.998” O 8°45’32.871”

 

Mértola, depois das praias da costa, verá que dentro do Alentejo há muitos castelos que fazem parte do património cultural do país. Inserido em um parque natural onde a caça é muito famosa, Mértola é uma pequena cidade onde pode procurar muralhas que datam do século XIII e onde encontrará alguns vestígios dos mouros como uma mesquita velha transformada em uma igreja e placas escritas em árabe.

Tempo: Aprox. 1h50

Coordenadas GPS N 37°38’29.453” O 8°39’38.399”

 

Beja, passou nas mãos de romanos, visigodos, árabes e depois uma breve passagem dos franceses no século XVII, é uma cidade rica em história.

Para ver: o castelo, o museu regional de Beja, a igreja de Santo Amaro, a exposição arqueológica da rua de Sambrano, o convento Nossa Senhora da Conceição e a catedral

Tempo: Aprox. 50min

Coordenadas GPS N 38°0’55.094″ O 7°51’45.83″

 

Monsaraz, uma pequena cidade medieval cercada por muralhas de onde terá uma visão deslumbrante. A menos de 5 km de distância, também há restos do Neolítico, como evidenciado, por exemplo, pelo Cromeleque de Xerez em Ferragudo ou o dolmen Antas Olival da Pega.

Tempo: Aprox. 1h15

Coordenadas GPS N 38°27’6.672” O 7°23’2.662”

 

Évora, tem uma impressionante riqueza histórica que verá visitando lugares surpreendentes ao caminhar na cidade. O centro da cidade também é listado como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Para ver: o templo de Diana, a catedral (Sé de Évora), a capela dos ossos, as igrejas, o aqueduto, os megalitos dos Almendres (perto da aldeia de Guadalupe)

Tempo: Aprox. 1h

Coordenadas GPS N 37°45’27.4” O 8°46’12.529″

 

Para ver também na região do Alentejo:

  • Lagoa de Santo André
  • Praia da Amália (cité dans l’article sur l’Algarve)
  • Praia de Almograve
  • Praia dos Buizinhos
  • Serro da Aguia
  • Praia da Samoqueira
  • Praia dos alterinhos
  • Costas do Lajão
  • Praia de Melides
  • Badoca Safari Park
  • Castelo de Vide
  • Marvão
  • Elvas
  • Viana do Alentejo

 

Para qualquer solicitação de informações adicionais, não hesite em contactar-me. Teria imenso prazer em ajudá-lo !

Advertisements