Algarve

 

O sul de Portugal, conhecido como o Algarve, é um destino popular pelas suas praias paradisíacas e o sol, que pode ser apreciado o ano todo. Além das praias mais famosas do mundo, há também recantos mais discretos, longe do turismo de massa e grutas que merecem ser visitadas.

A primeira vez que fui lá, foi em Junho de 2014, uma viagem de Lisboa. Amei tanto que renovei a experiência em Setembro de 2016, nos meus anos. O percurso foi um pouco diferente, porque havia lugares que eu queria absolutamente ver e outros onde eu não queria querer voltar. Como em Albufeira, por exemplo, uma cidade que é actualmente mais inglesa do que portuguesa.

Pessoalmente, eu nunca gostei de lugares muito turísticos, mas alguns valem mesmo a pena e recomendo que evite Julho/Agosto e que vá mais em Maio/Junho ou Setembro/Outubro. Garanto que vai desfrutar muito mais da sua estadia.

Pode viajar de autocarro ou comboio, mas a viagem será mais longa e menos conveniente se quiser visitar um máximo de coisas durante a sua estadia.

Aqui está um exemplo de uma viagem rodoviária de Lisboa para aventureiros de um fim de semana (2-3 dias ou mais) e amantes de belas praias. Não perca também as paisagens durante a sua passagem na região do Alentejo.

 

This slideshow requires JavaScript.

 

Praia da Amália (Odemira, Alentejo), era a praia da cantora de fado Amália Rodrigues. Deve deixar o seu carro perto do portão da antiga casa da fadista e caminhar para a esquerda (de frente para o portão), que o levará a uma passagem surpreendente para a praia. É uma praia pouco frequentada porque é discreta e menos fácil de acesso. Também encontrará cascatas magníficas. Se se enganar e for para uma pequena estrada de terra, não entre em pânico, aconteceu-me e afinal tive direito à uma linda vista que fez esquecer o pequeno “erro” !

Tempo de viagem: Aprox. 2h30 de Lisboa

Coordenadas GPS N 37°28’57.32” O 8°47’8.906”

 

Praia de Odeceixe (Aljezur), é uma das 7 maravilhas de Portugal e entenderá rapidamente porquê ! Durante a maré baixa, pequenas lagoas se formam e isso dá um resultado muito giro.

Tempo: Aprox. 20min

CoordenadasGPS N 37°26’28.69″ O 8°47’53.62″

 

Ponta da Piedade (Lagos), tem que parar por aí ! Vai estar então em um extremo do país onde as praias de sonho estão ligadas. Dê uma volta na área do farol e contemple a paisagem. Desça um pouco para observar essas rochas impressionantes (está tudo indicado). Também pode fazer um passeio de barco.

Tempo: Aprox. 50min

CoordenadasGPS N 37°4’50.286″ O 8°40’9.937″

Deixe seu carro e caminhe pela costa, vai encontrar várias praias seguidas, a vista vale a pena ! Eu recomendo que vá para a praia dos Pinheiros e depois vá buscar o carro. Em seguida, pegue-o para ir à praia do Camilo e depois para a praia de Dona Ana, uma das mais famosas.

Dependendo do tempo que gasta na sua visita, pode ficar em Lagos à noite e sair no dia seguinte ou desfrutar novamente, por exemplo, para nadar na área, visitar um pouco a cidade e continuar sua jornada mais tarde.

 

Praia de Benagil, recomendo mesmo que vá lá ! De manhã ou de tarde. É uma praia pequena e é um ponto de partida para visitar as grutas próximas. Eu notei que o turismo desenvolveu-se bem no espaço de 2 anos e, portanto, pode ter que esperar um pouco antes de poder embarcar se comprar o bilhete no local. Mas não se preocupe tem um restaurante ao lado e algumas coisas para fazer, enquanto isso, se não quer ficar a bronzear.

Você verá uma pequena inclinação nas rochas que dá uma visão geral da praia. Se é curioso e aventureiro, há uma gruta que pode ser vista de cima, mas poucos sabem disso. Pode fazer isso antes ou depois do passeio de barco. Tem então que subir uma colina da aldeia que dá para um parque de estacionamento. Atrás disso há um caminho de terra, tem que andar até encontrar um enorme “buraco” circulado por barreiras (bom, eu admito que passei por cima por minha conta e risco). Esta é mais próxima da praia, onde também pode ir a nadar dependendo da maré. Terá então uma vista deslumbrante de cima !

Com o passeio de barco, vai ir até a gruta e passar algum tempo tirando fotos, nadando se quiser, e verá um máximo de grutas incomuns e praias naquela área. Dependendo do mar e da disponibilidade, também pode alugar um caiaque.

Mais informações sobre à visita das grutas aqui.

Tempo: Aprox. 40min de Lagos

Coordenadas GPS N 37°5´14.85″ O 8°24´33.604″

 

Praia da Marinha, só por sua magnífica e impressionante vista do miradouro ! Até foi considerada em 2015 como um dos melhores lugares da Europa.

Tempo: Aprox. 10min

Coordenadas GPS N 37°5’24″ O 8°24’45″

 

Praia da Albandeira, é uma pequena praia que também tem pequenas grutas e piscinas naturais. Uma pedra separa as duas praias lado a lado com a praia da Estaquinha. Ideal para nadar em paz.

Tempo: Aprox. 10min

Coordenadas GPS N 37°5’28″ O 8°23’59″

 

Para ver também na região do Algarve:

  • Praia da Bordeira
  • Praia da Carrapateira
  • Sagres
  • Faro
  • Algar Seco
  • Praia do Paraíso
  • Cabo de São Vicente
  • Praia da Falésia (Albufeira)
  • Zoomarine (Albufeira)
  • Cacela Velha
  • Pego do Inferno (Tavira)
  • Ria Formosa

 

Para qualquer solicitação de informações adicionais, não hesite em contactar-me. Teria imenso prazer em ajudá-lo !

Advertisements