Centro de Portugal

 

O centro de Portugal é uma região onde estará certamente desconcertado. Se quiser descobrir monumentos históricos, aproveitar da praia e das montanhas e até mesmo visitar uma ilha paradisíaca, não espere para aventurar-se na região !

Tem aí uma rota recomendada de norte a sul do centro para ver o máximo em cerca de 2 semanas.

 

This slideshow requires JavaScript.

 

Peniche, famosa por suas praias e surf, recomendo que dê primeiro um passeio pela fortaleza da cidade e o Cap Carvoeiro. Na cidade, vai ver um porto onde pode pegar um barco para ir ao arquipélago das Berlengas. Os bilhetes podem ser adquiridos no site online (link abaixo). São 20€ para um adulto e 10€ para uma criança de 5 a 12 anos e use sapatos confortáveis. Cuidado com os enjoos pelo caminho, mas na chegada vai achar que valeu mesmo a pena ! Pode andar por trilhos e seguir as indicações para visitar a ilha. Existem várias grutas, lugares escondidos para nadar e a atração mais famosa, o Forte São João Baptista. É uma reserva natural muito linda para ver pelo menos um dia. Também pode ir acampar se desejar.

Ao sul de Peniche, pode ver a praia de Baleal ou a praia de Almagreira.

Mais informações aqui para a visita a ilha das Berlengas.

Tempo de viagem: Aprox. 1h20 de Lisboa

Coordenadas GPS N 39°21’37.185 ” O 9°23’15.439″

 

Óbidos, uma pequena cidade pitoresca para visitar ! Vai caminhar em suas pequenas ruas encantadoras e pode atravessar a cidade nas paredes fortificadas que a cercam. Prove também “a ginja de Óbidos”, que é um licor de cereja muito famoso. A 20 minutos de distância há a lagoa de Óbidos, ideal para se sentar e observar o pôr do sol ou nadar.

Não se esqueça de visitar o magnífico jardim Bacalhôa Buddha Eden, que fica a 15 minutos de Óbidos.

Tempo: Aprox. 20min

Coordenadas GPS N 39°21’37.516″ O 9°9’29.525″

 

Nazaré, conhecida pelos seus campeonatos de surfe, mas também pela tradição de 7 saias das mulheres, o centro da cidade e o Miradouro do Suberco com vista para o mar com uma parte da cidade. E quando o mar está bravo as ondas podem ser muito impressionantes !

Tempo: Aprox. 30min

Coordenadas GPS N 39°36’4.373″ O 9°4’12.356″

 

Batalha, o mosteiro de Santa Maria da Vitória, conhecido como Mosteiro da Batalha foi construído para comemorar a vitória dos portugueses sobre os castelhanos na Batalha de Aljubarrota em 1385. Num estilo gótico influenciado pela arte manuelina, o monumento foi declarado Património Mundial da UNESCO.

Tempo: Aprox. 30min

Coordenadas GPS N 39°39’29.865″ O 8°49’26.847″

 

Fátima, uma cidade religiosa conhecida pela história dos três pastores jovens que testemunharam várias vezes a aparição da Virgem Maria entre o 13 de Maio e o 13 de Outubro de 1917, quando milhares de pessoas participaram ao “Milagre do sol”. Essas aparições e segredos entregues pela Virgem deram origem ao santuário de Nossa Senhora de Fátima. O papa Francisco foi lá recentemente para a peregrinação. É um lugar cheio de emoções para ver, mesmo sem ser crente.

Tempo: Aprox. 30min

Coordenadas GPS N 39°21’37.185” O 9°23’15.439″

 

Tomar, o castelo de Tomar foi construído pela ordem do Templo durante a Reconquista no século XII. Dentro da fortaleza está o Convento da Ordem de Cristo de estilo manuelino. O castelo se tornou em 1334 o assento da Ordem dos Cavaleiros de Cristo e sofreu algumas modificações. O convento é classificado Património Mundial pela Unesco.

Veja também: a sinagoga e a igreja de Santa Maria dos Olivais.

Tempo: Aprox. 35min

Coordenadas GPS N 37°28’57.32″ O 8°47’8.906″

 

Coimbra, uma das cidades universitárias mais antigas da Europa e mais antiga do país. Esta cidade irá encantá-lo com uma infinidade de coisas para ver. A vantagem é que tudo está próximo e assim facilita a visita. Pode começar pela universidade, depois a Biblioteca Joaninha, a Catedral (Sé Velha), a Igreja de Santa Cruz, a Capela de São Miguel, o Convento de Santa Clara-a-Nova e o parque “Portugal dos Pequenitos”. Esse parque é uma aldeia em miniatura para crianças que também encantará os adultos.

Tempo: Aprox. 1 hora

Coordenadas GPS N 37°28’57.32″ O 8°47’8.906″

 

Piodão, uma pequena aldeia feita de casa de xisto que faz o seu encanto. Para visitar sua igreja, o museu dedicado à aldeia e nas proximidades, a Foz d’Egua (caminhar seguindo as indicações)

Tempo: 1h30

Coordenadas GPS N 37°28’57.32″ O 8°47’8.906″

 

Serra da Estrela, grande estância de esqui no inverno, é também no topo das montanhas que tem uma paisagem incrível. Vá para o lado de Loriga e Torre, onde estará no ponto mais alto (1993 metros).

Nota: Pode ignorar esta etapa e ir somente no inverno, se preferir desfrutar da neve.

Tempo: Aprox. 1 hora

Coordenadas GPS N 37°28’57.32″ O 8 °47’8.906″

 

Aveiro, considerado a Veneza Portuguesa, relaxa com uma viagem de barco, a pé ou de bicicleta no centro, visita o museu da cidade, come bolinhos típicos na loja “Oficina do doce”, aproveita a praia Costa Nova (Ilhavo, Aveiro) e vá também para as dunas de São Jacinto.

Tempo: Aprox. 2 horas

Coordenadas GPS N 37°28’57.32″ O 8°47’8.906″

 

Para ver também no Centro:

  • Pombal
  • Praia de Osso da Baleia (Pombal)
  • Cavernas de Mira de Aire
  • Caldas da Rainha
  • Leiria
  • Portas do Rodão
  • Castelo Branco
  • Pampilhosa da Serra
  • Monsanto
  • Guarda
  • Belmonte
  • Viseu

 

Para qualquer solicitação de informações adicionais, não hesite em contactar-me. Teria imenso prazer em ajudá-lo !

Advertisements