Norte de Portugal

 

O Norte é rico em cultura e paisagem como o resto do país. Sempre terá algo para fazer e ver, não importa onde esteja. No norte, o ambiente é acolhedor mas as mentalidades mudam, obviamente. Tudo parece mais rústico, já que é mesmo, mas se gosta de paisagens vinícolas e montanhas, vai adorar descobrir esta região !

A viagem que proponho é sempre alterável a seu gosto. A partida pode ser de qualquer lugar, mas aqui eu começo com o Porto para fazer um circuito se você acha, por exemplo, apenas passar uma estadia na região. É um itinerário de uma a duas semanas que lhe permitirá descobrir o melhor do litoral e do interior do Norte.

This slideshow requires JavaScript.

 

Porto, uma das cidades mais importantes de Portugal e que não deixa de falar sobre ela. Para tirar o máximo proveito do Porto, recomendamos 3-4 dias, mas também pode dar uma volta em 2 dias, só que pode perder alguns lugares. Sempre a adaptar de acordo com seus desejos, aconselharei em 3 dias o seguinte itinerário:

1º dia: Os jardins do Palacio de Cristal, Avenida dos Aliados, Livraria Lello, Torre dos Clérigos, estação de São Bento e uma pausa no Café Majestic.

2º dia: Caminhe da catedral do Sé do Porto até o Palácio da Bolsa, passeie pelos cais do Douro (Ribeira), admire a ponte Luis I e faça um curto cruzeiro no rio.

3º dia: Visite as adegas de Vila Nova de Gaia, a de Cálem por exemplo. Passe pela Avenida Brasil para Foz do Douro antes de ir ao Parque e Jardins de Serralves.

Mais informações sobre Serralves aqui.

Veja também: Senhor da Pedra (Miramar)

Não se esqueça de: Comer uma francesinha, prato típico da região (inspirado pelo Croque-Monsieur francês mas à moda portuguesa) e por isso recomendo o Café Santiago que ganhou vários prémios (testado e aprovado !)

Coordenadas GPS N 41°9’28.598″ O 8°37’44.779″

 

Mirandela, charmosa cidade de Trás-Os-Montes, notará a beleza da paisagem do Porto a Mirandela. Para ver no local: Paços dos Távoras, a Igreja da Misericórdia, para caminhar ao longo do rio onde há um magnífico beco com fontes, andar de gaivota, atravessar a ponte velha até o santuário de Nossa Senhora do Amparo.

Tempo de viagem: 1h30*

Coordenadas GPS N 41°29’7.27″ O 7°10’51.279″

 

Mirando do Douro, não perca o miradouro de São João das Arribas ! Em seguida, faça um cruzeiro no meio do Parque Natural do Douro, você ficará impressionado !

Mais informações sobre cruzeiros clicando neste link.

Tempo: 1h30

Coordenadas GPS N 41°32 ‘23.3 ” O 6°13’20.3″

 

Parque Montesinho, respire o ar puro da natureza e visite uma aldeia típica como Gondesende. Estará então nas estradas deste lindo parque natural.

Tempo: 50min

Coordenadas GPS N 41°51’3.582 ” O 6°5’43.518″

 

Gêres, outro belo parque natural ! Vá para a aldeia Pitões das Junias. E a 1 hora de distância, na Aldeia de Lindoso e na “Cascata do Arado”.

Tempo: 2h

Coordenadas GPS N 41°51’3.582″ O 6°5’43.518″

 

Viana do Castelo, visitar o Santuário de Santa Luzia, o Centro Histórico e a praia da Apúlia (Esposende).

Tempo: 1h

Coordenadas GPS N 41°51’3.582″ O 6°5’43.518″

 

Braga, ver obrigatoriamente o famoso Santuário Bom Jesus do Monte, a Sé de Braga, o Jardim da Casa dos Biscaínhos e o Palácio do Raio.

Tempo: 50min

Coordenadas GPS N 41 ° 51’3.582 “W 6 ° 5’43.518”

 

Guimarães, onde há um castelo, a capela São Miguel, o Paço dos duques de Bragança, o Largo da Oliveira, o Convento Santo Antônio de volta Capuchos, o Largo Republica do Brasil.

Tempo: 25min

Coordenadas GPS N 41°51’3.582 ” O 6°5’43.518″

 

Para ver também na região do Norte:

  • Moledo do Minho
  • Vila Nova de Cerveira
  • Ponte de Lima
  • Chaves
  • Vila Real

 

*O tempo indicado é de uma cidade a outra

Para qualquer solicitação de informações adicionais, não hesite em contactar-me. Teria imenso prazer em ajudá-lo !

Advertisements