Road trip de 5 000 km em família

As grandes viagens podem ser facilmente assustadoras quando se viaja com crianças, e mais ainda com os mais novos. No entanto, muitos pais o fazem, então nós também podemos não é ?

Como em qualquer viagem, mas ainda mais com crianças, tudo é uma questão de organização. Temos ainda mais em que pensar, pois é também preciso prever as atividades durante a viagem, muda de roupa, comida etc. Mas não é nada insuperável ! Uma coisa primordial para uma viagem de carro é a cadeira de criança, quanto mais confortável e reclinável (para os mais pequenos), melhor será o percurso. Eles tendem em adormecer com facilidade enquanto o carro anda, mas planeiem sempre brinquedos que sejam práticos e ocupem pouco espaço para os momentos acordados. Deixa-los ocupados ao máximo ajuda a garantir que fiquem sempre bem dispostos pela viagem.

Uma pausa pelo menos a cada 2-3 horas é altamente recomendada tanto para adultos como para crianças. E se você encontrar áreas de jogos, é ainda melhor ! Tivemos a sorte de ter alguns pelo caminho e foi realmente ótimo. Pare o tempo que for preciso, quanto mais a criança brincar, mais fácil ela voltará no carro para seguir a rota. Do nosso lado, foram paragens de 45 minutos à 1h e estávamos prontos de novo para partir !


É óbvio que as crianças adoram novidades no geral. Elas ficam fascinadas quando descobrem coisas novas, mas para os bebés, quebrar a rotina pode ser bom ou não, pois pode perturbá-las, principalmente durante o sono. É o que acontece desde sempre com minha filha. No entanto, eles recuperarão o ritmo deles bem rápido depois de regressar. E claro que é sempre um pouco mais difícil quando há diferenças de horário.


Esta viagem poderia ter sido feita de avião, mas iríamos apenas para o casamento para o qual fui convidado em Julho de 2019 como madrinha do minha melhor amiga de infância. O casamento ocorreu em França, em Lunéville, perto da minha cidade natal (Nancy). Entretanto, o padrinho da minha filha, que também é um dos meus melhores amigos, falou para passar alguns dias na Normandie, a região dele. Como eu sempre quis ir, decidimos fazer um desvio e, finalmente, fizemos uma grande viagem de 5000 km no total !


Decidimos sair de Lisboa à noite, em um horário fácil para a nossa filha de 2 anos dormir bem e para ver também o que era melhor para nós, viajar de carro de noite ou de dia. O regresso foi feito de dia e sem problemas.


Organizo as minhas viagens com ViaMichelin, Google maps e/ou Mappy.


Deixo aqui o plano que foi um pouco improvisado no final.

Rota da ida:

  • Lisboa -> partida
  • San Sebastián -> paragem mais de 1 hora na Espanha. Um pequeno passeio pela cidade, com uma vista magnífica e quase ninguém às 8 da manhã.
  • Nancy -> chegada de noite à casa dos meus pais. Pequena estadia de 4-5 dias. Casamento, família e passeio na cidade como se eu fosse turista. Passeio no centro histórico, a praça Stanislas, o parque da Pépinière, em resumo, o básico lá !

Rota da volta:

  • Nancy -> partida de manhã para a Normandia.
  • Bondy -> paragem por algumas horas para almoçar com uma amiga que eu não via há muito tempo.
  • Etretat -> paragem no final da tarde, para mim era obrigatório, pois era uma das coisas que eu queria ver ABSOLUTAMENTE. Adorei as falésias, foi simplesmente incrível !
  • Villedieu-Les-Poëles -> chegada à noite na casa do padrinho da minha filha por uns dias. Visita do Mont St-Michel, Dinan, passeio de barco na Bretanha, Saint-Malo…foi um bom programa ! Em seguida, voltamos na estrada para Portugal.
  • Dax -> paragem de uma noite no regresso.
  • Lisboa -> regressamos a casa !

Pode me contactar para mais informações !

Advertisements