Viajar em família

 

Viajar com a sua família sim, mas com um bebé ? Nãooo impossível pensam alguns, mas vemos cada vez mais blogs florescendo sobre o assunto.

 
 
Então, a favor ou contra?

Para mim, a questão não surge. Quando não temos escolha, tem que ser ! Nem toda gente tem a sorte de ter familiares ou amigos próximos disponíveis para cuidar de seus filhos, e mesmo que seja possível, alguns deixariam com muita dificuldades seus filhos. Seja por causa da idade, amamentação, apego… não é assim tão fácil !

Meu bebé já está na categoria de bebé viajante, mas sem realmente querer … Porquê ? Porque essa pequena sortuda tem a sua família espalhada e seus pais adoram viajar! 6 países, horas acumuladas de carro e 8 voos aos 17 meses.
 
 
É bom viajar em família?

Sim mas…

As viagens reforçam os laços, a pessoa fica mais segura de ter o filho consigo e ele fica feliz em compartilhar esses momentos com seus pais.

Abaixo de 3/4 anos, pode não ter recordações, mas contribui para o seu desenvolvimento, sem dúvida nenhuma. Claro que tentar respeitar o ritmo e os hábitos é sempre aconselhável para não perturbá-lo demais. A viagem se tornaria então mais complicada para ele e para os pais.
Nem sempre é fácil fazer viagens longas, independentemente do meio de transporte, devido ao conforto e falta de paciência, entre outros. Se é uma criança que dorme em qualquer lugar, não importa onde, é perfeito mas não é o caso de todos.

Uma grande organização é necessária começando pela preparação da viagem. Roupa, fraldas, alimentos, biberões, brinquedos…sim brinquedos são muito importantes para evitar o tédio (mas os pais nunca ficam entediados !). De preferência, escolher brinquedos que ele ainda não conhece para estimular um interesse maior. Podemos propor uma boneca, colorir…coisas adaptadas à sua idade. E por que não também ter alguns desenhos no telemóvel ou tablet, se apesar de tudo a criança não fica quieta.

Uma vez que o teste do aeroporto e voo foram bem sucedidos, ou longa viagem com outro transporte, a estadia deve ser capaz de ser feito em toda a tranquilidade, sem stress. Paciência e respeito são as palavras de ordem dos pais viajantes !

Uma coisa é certa, permanecerá lembranças lindas. Muitas coisas para falar com nossos filhos quando eles serão mais velhos! É um enriquecimento pessoal que é feito desde muito pequeno…
 

Descobre as nossas aventuras a 3 nesta secção de Ma Vie de Bohemienne !

Advertisements